29 de novembro de 2010

É possível ter um país decente?

Eu acho que sim e lhes mostro como. Em semanas recente eu encerrei diversas reclamações com resultados positivos que gostaria de divulgar...

1) Consegui que o bradesco eliminasse toda e qualquer cobrança sobre a "minha conta" onde recebo o meu salário do governo do Estado e ficou estabelecido uma metodologia para que eu retirasse todo o dinheiro e o transferisse para o banco de minha escolha, o Banco do Brasil. O bradesco também me devolveu todos os valores cobrados, no meu entender ilegalmente, e claro que não o fez porque é decente. Foram quase três meses de briga que terminou no DECOM com o representante do bradesco me entregando um documento nestas condições, com a ressalva de que o fazia numa atitude "de prova de boa vontade". Excelente, estou tendo os meus direitos e ua confirmação de que o bradesco é uma entidade decente.

2) Consegui que a "vivo" cancelasse uma cobrança abusiva, também, no documento que me foi entregue, por razões "de prova de boa vontade". Era uma cobrança de 23 reais com uma ameça de me levar para o SERASA se eu não pagasse. Também foram dois meses de briga encerrados no DECOM.

3) A fábrica de cimento de Sobral-CE hoje polue cuidadosamente e medrosamente o ar que respiro. Somente em pequenas ocasiões, às furtivas,  altas horas da noite, ela faz uma rápida limpesa dos filtros da fábrica. No DECOM existem várias reclamações registradas, eu nunca fiz nenhuma, mas mantive a chama da reclamação acesa e outra pessoa foi ao DECOM registrar a queixa.

4) A "claro" vai me cobrar a metade do valor do plano de acesso "banda larguíssima" que eles chamam de "3g" porque eu passei quase dois meses fazendo reclamações semanais dirigidas à Ouvidoria da Câmara, Ouvidoria da ANATEL enviando cópias do log do acesso e mostrando que as quedas eram intermitentes, obviamente, com cópia para muita gente e pedindo que repetissem estas cópias para outras pessoas enviando uma cópia para as duas Ouvidorias. Sei que algumas pessoas ajudaram na difusão desta reclamação e de fato a ANATEL ficou incomodada, me fez diversas chamadas telefônicas para me convencer a parar de reclamar, queria me oferecer o "direito" a cancelar o plano sem multas.  Também a "claro" me telefonou para me oferecer a compensação referida acima de redução do pagamento para a metade durante seis meses. Além disto a conexão melhorou um pouquinho, é porisso que vou dar-lhes uma trégua de seis meses - a conexão ainda cai, a cada tres ou quatro horas, havendo ocasiões que somente para, quando eu desligo a máquina.

Eu não tenho dúvidas em concluir que vale a pena ser brigão e convido os meus concidadãos para seguirem os meus passos. Dá trabalho, foram muitas horas gastas com estas brigas, na semana passada uma manhã inteira no DECOM para falar com "vivo" e com o bradesco, duas empresas vivíssimas. Mas se mais gente entrar na briga, cada um de nós perderá menos horas porque o "sistema" começará a reagir para melhor.

Tenho outros depoimentos e se alguém quiser basta me perguntar, contra a "ibm" (a inustria brasileira de máquinas...), contra a "gol", também ganhas no DECOM, também depois de dois ou três meses de insistência.

Eu não tenho dúvidas de que se houvesse meio milhão de brigões a gente alterava a rumo das coisas. E vale a pena, o bradesco não vai mais me tomar 6 reais por mes (é apenas 6 reais...., eu brigo por 6 reais), a "vivo" não me levou 23 reais, a "claro" está me "fornecendo uma conexão menos ruim e eu vou ficar pagando apenas a metade durante seis meses - depois eu volto a brigar, a "ibm" me entrou os discos de instalação do sistema que ela dizia estar gravado no hd e que apaguei para instalar Linux, a "gol" cancelou uma cobrança abusiva de taxa de desistência de compra de passagens, a "telemar", a fábrica de cimento,....por ai vaí.

Tudo isto aí documentado, assinado em baixo com meu o nome, autorizo a divulgação para quem interessar possa.


fonte: email recebido de um amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário