10 de setembro de 2010

Deus existe?

Se existisse algum ser supremo nós não estariamos nos deparando com absurdos como a guerra no Afeganistão, Iraque, o que ocorreu na Bosnia (e está ocorrendo). Se um tal ser existe e cruza os braços ante tais catástrofes então a sua existência simplesmente não me interessa.

Claro, eu tenho razões bem anteriores a estas para não perder o meu tempo com este tópico, mas...
Mas eu também não perderia tempo lendo o livro de Stephen Hawking, acho que é uma busca difícil (e talvez inútil baseada  no "começo", poderia ter havido um começo? se houve, que havia antes? me parece ridículo e um pouco demasiado metafísico para chamar a minha atenção). Que nós encontramos dentro do resultado de uma minúscula explosão que se deu num pequeno ponto perdido do infinito universo onde nossas sensações e registros energéticos se encontram presos, para mim parece o óbvio. Fora deste minúsculo ponto uma infinidade de outras explosões ocorrem, ocorreram e seguirão ocorrendo a cada "segundo" do tempo do Universo e talvez neste relógio não se tenha ainda passado quase nada do nosso segundo como Universo visível. Stephen estaria tentando descrever este minúsculo ponto. Talvez tenha algum interesse a sua visão reversa da evolução da materia dentro desta pequena explosão, mas para que mesmo?

Prefiro uma posição mais pragmática e menos retunbante, e considero muito mais provável que a cultura humana desapareça nos próximos 100 anos enquanto perdemos tempo discutindo o sexo dos anjos. O aquecimento global, consequência do extremo a que fomos levados pelo Capitalismo, desafiam o "criador" e sua "obra" levando à miséria e ao sofrimento grande parte dos 6 bilhões de humanos junto com as demais espécies vivas que compõem esta grande sinfonia. 

Ao falar de 100 anos estou copiando a predição de Frank Fenner, um biólogo estudioso da evolução das espécies que respondeu, enfaticamente, isto, quando lhe perguntaram sua opinião sobre o aquecimento global: a espécie humana vai desaparecer nos próximos 100 anos e nem mesmo restará uma biblioteca onde fiquem guardados o livro de  Stephen Hawking e nem mesmo as diversas biblias das distintas religiões. Todo o acervo cultural que conseguimos criar pode se reduzir a nada nos próximos 100 anos.

Isto para mim é mais muito mais preocupante, ou talvez penoso.

fonte: email recebido de um amigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário