A situação tratada aqui refere-se à dois problemas, quase concomitantes, que tive com a Loja Rabelo, situada na cidade de Fortaleza, no mês de Abril de 2012. Mais especificamente em uma das lojas do centro da cidade. Meu relato tem como intenção compartilhar a situação que passei de forma a ajudar outras pessoas a decidirem melhor onde comprar, assim como decidirem melhor como proceder em cada situação. Espero que outras pessoas façam o mesmo.
Um sofá comprado na Loja Rabelo veio sem os parafusos dos pés. Uma possível solução seria contactar o SAC, que deveria ser o Serviço de Atendimento ao Consumidor. Ao telefonar ou ficava chamando, ou
com sinal de ocupado. Daí começa a má qualidade de serviço por parte da Rabelo.
Depois de muita insistência consegui falar com alguém do SAC, que ficou de enviar um técnico a minha casa para constatar a real procedência do
problema. Quando o técnico chegou, disse que se soubesse que o problema eram os
parafusos já os teriam trazidos. Como eu havia dito o problema ao SAC, e
não repassaram a informação para o técnico, conclui-se no mínimo uma falta de vontade por parte do serviço. O funcionário saiu me prometendo voltar com os
parafusos no dia seguinte, confiante, e demostrando ser um problema de fácil solução. O que não aconteceu. Voltei a ligar para
o SAC, e novamente sem resposta pelo telefone [1]. Liguei para uma loja, que me informou que
eu deveria entrar em contato com o setor de estofados. Mas lá também
o pessoal não gostava muito de telefone. Fiz uma reclamação no site ReclameAQUI [2], que vem se mostrando um site bastante útil em informar a postura de muitas empresas frente às reclamações de seus clientes.
Passados 3 dias, achando que o telefone seria a forma mas prática de se resolver este problema, pois economizaria meu tempo e o da empresa, mudei então minha opinião. Tive que ir diretamente no SAC das Lojas
Rabelo, que fica na Av. Francisco Sá, longe pra caramba da minha residência. Logo constatei o motivo do
problema dos telefonemas ao SAC: uma sala minúscula (certa de 4 a 5 m²),
com 4 funcionárias que se viravam para dar conta de telefonemas,
agendamentos, clientes presenciais, e mil outros problemas.
Funcionárias que pareciam sobrecarregadas, perceptível pela expressão facial (a maquiagem não engana) e
humor demostrado por elas. Os telefones lá não paravam de chamar. O descaso
era tão grande com as ligações que mesmo nos momentos em que havia
uma certa pausa nas tarefas, os telefones ainda eram ignorados.
Outras pessoas também haviam reclamado do SAC da Rabelo na internet [3], além
de muitas outras reclamações em variadas lojas/cidades [4].
Coitados dos que perdiam tempo telefonando, como eu!
Chegando lá no SAC, depois
do atendimento de 2 clientes que estavam na fila, foi então minha vez. Em suma, consegui os benditos
parafusos do sofá! Depois de dois funcionário (um de olhar macabro) me
acompanharem até o galpão de estofados, e retirar os parafusos de
um sofá do mesmo modelo do que eu tinha comprado, que havia lá no estoque, estava eu com o problema resolvido.
Conclusão: depois de me ausentar no trabalho para ir até a loja, e muita insistência, consegui resolver o problema. No entanto, a Loja Rebelo não contribuiu em
nada para a solução do mesmo.
Outra situação que enfrentei na mesma loja, também no mesmo período, foi a respeito de uma mesa que
ganhei de presente, mas não coube bem na sala. Fui
tentar, com o gerente da loja onde a mesa foi comprada, uma maneira de solucionar este problema.
Poderia ser a troca da mesa por uma menor, ou até mesmo por outro
produto. Resposta do gerente: “depois de comprado, apenas se o
móvel possuir algum problema”. Conversei para tentar explicar a
situação. Ele nem quis conversa: “tente falar com o SAC”. Um
cara muito grande e que se impunha de forma a me deixar do tamanho de
uma formiga. Uma postura que me fazia cada vez mais ter aversão
dessa loja, pois não investia em funcionários educados e que tratassem os clientes não como produto, e sim como clientes! Pedi para o mesmo telefonar da loja para o SAC, e saber se eles
poderiam me ajudar na solução deste caso. Eu já sabia que
ninguém do SAC iria atender. Ele então disse que a loja não ligaria, e eu é quem teria que ligar, pois não havia solução
por parte da loja, e se eu quisesse teria que ir pessoalmente ao SAC. Logo vi que mais uma vez a Loja Rabelo era uma péssima opção para compras. Passei a ser um Ex-Cliente (com letra
maiúscula). E se alguém falasse “Rabelo” eu logo diria “não compre lá”.
Fui ao DECOM (Procom Estadual) saber mais sobre meus direitos. Falei com um guarda
que fica na recepção, muito prestativo por sinal, e o mesmo me
aconselhou a esperar que uma pessoa encarregada destes assuntos iria
em pouco tempo passar ali, e então poderia me esclareceria sobre o caso. Em
pouco tempo fui então esclarecido: “Realmente a troca do móvel só
poderia, dentro da lei, ser feita se o mesmo estiver com algum
defeito (vício), mas dependendo da loja poderia haver um tratamento diferente
com o cliente”. E quanto ao SAC: “Não existe norma para os SACs
de lojas”. Peguntei o que eu poderia fazer para punir, com intenção
de fazer melhorar o serviço das lojas que tem este tipo de postura. E um
concelho foi me dado: “A única forma seria deixar de comprar na
tal loja, e não aconselhar ninguém a compra lá”. Então é isto
que tenho feito.
Infelizmente algumas empresas não dão importância aos seus clientes, e acabam dando um tiro no próprio pé. Uma das ferramentas que pode ser usada como forma de punir este tipo de postura é a Internet! Compartilhando histórias, ajudando uns aos outros, podemos contribuir para a nossa própria evolução. Uma qualidade de vida melhor.
Roberto Lima,
Fortaleza-CE
Referências:
[1] Telefones do SAC Rabelo Fortaleza: (85) 3464-9834, 3464-9836, e 3464-9838.
Eu estou passando por problema semelhante. É igual o relatado acima. SAC nunca atende. Quando conseguimos contato, prometem ir resolver mas nao aparecem. Nunca mais comprarei lá.
ResponderExcluirInfelizmente determinadas lojas não respeitam o cliente. Então acho que, além de deixar de comprar, seria interessante compartilhar com os amigos a péssima qualidade dos serviços destas lojas. Para isso, a internet oferece excelentes recursos (blogs, facebook e etc).
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