21 de maio de 2012

Lojas Insinuante?


Não! Insinuar acho que foi do passado. Hoje, destratam mesmo! As Lojas Insinuante, Fortaleza, também entra na lista das lojas que me fez passar de cliente para ex-cliente, assim como a Loja Rabelo. Tudo começou quando minha tia foi tentar trocar uma mesa que eu tinha comprado, pois eu estava sem tempo para ir à loja. Ela foi explicar a situação ao gerente, mas o mesmo, de forma grosseira, disse que não seria possível a troca nem substituição por outra mercadoria. Vale ressaltar que a mesa tinha sido comprada no dia anterior, e portanto não havia sido entregue. E o pagamento tinha sido á vista.


A história


O motivo pelo qual estávamos tentando trocar a mesa era que o modelo que comprei seria para a cozinha, mas eu deveria ter comprado uma mesa de jantar. Minha tia conhece essas coisas mais do que eu :-) Mas na tentativa de troca, o tom grosseiro e a postura mal educada do gerente prevaleceram. Ele não insinuou não, foi grosseiro mesmo. Uma atitude tão repugnante, pois um funcionário no cargo de gerente tratar uma cliente com tamanha ignorância dos bons costumes, é inaceitável! Precisa de tanta grosseria? A atitude da loja que ao invés de fazer uma gentileza em trocar um produto, que ainda nem tinha sido entregue, passa a insinuar destratar o cliente, é algo que não dá pra entender! Ninguém iria sair perdendo nessa troca. Era de fácil solução, e ainda aumentaria o conceito da loja para o cliente, que poderia fazer uma propaganda positiva. Mas não foi o que aconteceu. O gerente muito arrogante colocou um ponto final logo na discussão: “... apenas se o produto tiver defeito”. Uma reclamação, por maus tratos, foi feita no site ReclameAQUI.

Fonte: ReclameAqui

Continuando a história, quando a mesa chegou, embalada, fora deixada na sala. O montador logo viria. Mas o mesmo entrou em contato dizendo que a mesa era de fácil montagem, e que eu mesmo poderia fazer. Logo desembalei e montei a mesa. Não achei nenhum problema funcional, e quanto a estética não sou muito atencioso. Porém, no outro dia percebi um defeito. Hahá! Motivo para a troca, segundo o insinuador mal educado gerente. Uma das cadeiras estavam com problema na pintura, sendo que a tinta metálica de uma das pernas estava descascando (fotos abaixo). Só para constar, o produto possui a seguinte descrição: Mesa Modecor Dany 4C TB/BE V02, e custou R$ 580,00.

Tentei eu mesmo solucionar o problema. Fui até a loja da Insinuante no centro de Fortaleza, Ceará, onde o produto foi comprado. Um funcionário logo me encaminhou para o SAC. Lá, uma moça muito simpática estava atendendo alguns clientes que tinham chegado antes. Fiquei aguardando. Quando chegou minha vez, mostrei a nota fiscal da mesa, e relatei o problema. Então a moça me deu um prazo de 5 (cinco) dias úteis para um técnico ir à minha casa e constatar o defeito. Fiz questão de atualizar meus dados de endereço e telefone para que não houvesse nenhum problema de comunicação. Mesmo assim o técnico não foi! Tentei entra em contato por telefone (SAC), pelo número passado por ela (85 3252 1341), mas ninguém atendeu, sempre com sinal de ocupado ou chamando sem resposta. O mesmo problema que encontrei no SAC da Loja Rabelo. Em suma, desmontei a mesa e as cadeiras, embalei novamente, e agora a mesa está na caixa esperando algum destino.

Postura de funcionária?


Cabe aqui citar uma ação praticada pela mesma moça simpática (SAC) com os clientes que relatavam o problema do produto comprado. A funcionária repetia a mesma conversa: "comprei para o meu marido, e nunca deu problema". Escutei esta conversa em duas ocasiões, mas não seguidamente. Deu vontade de rir (pra não chorar) da visível prática da mentira. Acho que ela não percebeu que eu estava atento aos atendimentos, e acabou repetindo esta conversa. Postura de funcionário de loja? Os bons costumes que favorecem a harmonia não são mais usados nos dias de hoje.

E as Leis?


Repito aqui o pensamento de uma das pessoas que encontrei pelos caminhos trilhados na solução de problemas: "As leis são feitas por e para quem tem interesses pessoais particulares. O próprios que fazem as leis são os donos destas empresas. E os direitos deles não estão em acordo com os direitos da sociedade como um todo".


As leis no que diz respeito aos direitos do consumidor cada vez mais estão em detrimento dos mesmos. As boas práticas por parte das lojas, a gentileza com seus clientes, cada vez mais deixam de existir. Os funcionários estão cada vez mais descartáveis, e sabem que não vale a pena tratar bem os clientes depois das compras. Afinal de contas, o cliente já comprou, e o funcionário não vai mais perder tempo com este cliente (que não trará mais comissão), aproveitando o tempo para abordar mais um novo cliente, ou melhor, uma nova comissão. Uma futura compra do cliente antigo demorará, logo aquele funcionário provavelmente não estará lá. Ou sairá do emprego, ou será mandado para outra loja, como uma artimanha da empresa devido às procedências de natureza duvidosa por parte do funcionário. A empresa colabora com este tipo de postura, seja não qualificando seus funcionários, quanto não fiscalizando a postura dos mesmos.

Como melhorar esta situação?


No momento acho que a melhor maneira é deixar de comprar nestas lojas, que cada vez mais parecem uma com as outras, tratando os clientes como um simples produto. Aqui fica meu relato de forma a contribuir com outras pessoas que passaram (ou passarão) por situação semelhante. Acredito que um dia as coisas melhorem, mas as mudanças só virão quando nós mesmo tivermos uma melhor postura diante de certas empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário