Vira e mexe sai uma notícia boa, idéias boas, pessoas dispostas a mudar a atual realidade. E a pergunta é: somos capazes de mudar nossas atitudes?
Uma ideia interessante que descobri recentemente é a de permacultura, ações desenvolvidas aqui mesmo no Ceará. Um conjunto de idéias que pode fazer diferença em nossas vidas assim como no mundo. O que falta muito ainda é coragem de pôr em prática :-( Mas, como foi dito na palestra do prof. Johan Van Lengen, pelo filho do mesmo ao responder um questionamento da platéia: "esta ideia é algo a ser colocada em prática aos poucos, por exemplo, cultivando uma plantinha em casa, e vendo como cresce, tendo um contato maior com a natureza". Hoje em dia se conhece o processo na teoria, mas muito ainda não se sabe na prática. O sentimento é fundamental.
Uma outra boa ideia seria a de trocar a farmácia $comercial$ por uma mais natural, uma farmácia viva. Pouca ou nenhuma divulgação se tem quando o assunto pode prejudicar uma grande $indústria$. Além da dificuldade de comunicação, ainda existe a resistência devido à práticas já entranhadas na cultura.
Embora exista uma tendência de melhoria, ainda se ver que não há responsabilidade por parte de muitas pessoas. Realmente a educação aqui é algo que deixa muito a desejar. Cabe em parte a culpa devido á má qualidade das escolas, no entanto a principal cupa cabe aos pais, que também não tiveram educação de qualidade. Um problema que se perpetua como uma reação em cadeia. Um exemplo gritante da falta de educação está visível no trânsito. Quando se entra em um veículo parece que a família é esquecida, pois aquela senhora que estava atravessando a rua quando fui atropelada poderia ter sido a mãe de quem atropelou. E em atitudes desumanas assim penso: "putz! Poderia ser a mãe dele (ou um amigo, cunhado, tio)". Parece que quando se está no trânsito esquecemos as pessoas. Esquecemos o lado Humano. Talvez o maior vilão de vidas atualmente. Porém existe uma tendência de melhoria a isso quando se fala em mobilidade urbana. A aprovação da lei da lei da mobilidade urbana parece vim como um grito para melhoria de qualidade de vida nas cidades. Mas será que vai entrar em prática? Colocar o lixo no lixo ainda é um grande desafio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário