22 de novembro de 2006

(In)Certeza?

Antigamente a Física, ou melhor, a Ciência da Natureza, nos dizia que determinada teoria era verdadeira se através do experimento o resultado fosse exato. A física sempre, em suas equacoes, buscava determinar com exatidão o resultado de experiencias, embora sempre hovessem alguns empecilhos nos reais resultados obtidos por "fatores externos" (como a resistencia do ar, em experimentos de queda livre). Depois do surgimento da Mecânica Quântica tudo foi mudado (reformulado), e hoje sabemos que pra validação de uma teoria é necessária nao a "certeza", mas sim a "aproximação" dos resultados. Por exemplo, suponhamos que "descobrimos" uma determinada teoria e queremos testá-la para saber se está correta. Montamos um experimento e o executamos 100 vezes obtendo 100 resultados, se 86 destes resultados forem iguais ao resultado previsto pela nossa teoria, entao podemos dizer que esta teoria é boa. Vem outra pessoa e formula uma segunda teoria, uma aprimoração da primeira, sendo que esta tem, através da experiencia, 97 dos resultados coerentes. Então podemos dizer que esta eh melhor que a primeira. Assim a ciência vai se tornando cada vez mais forte.

Sabemos hoje que a natureza parece nao saber o que vai acontecer num tempo posterior. Nao sabe o que vai ser do amanhã. Posso grosseiramente dizer que esta limitação é devido à famosa constante de plank. O princípio da Incerteza. Isso tudo é uma característica da natureza das coisas, e nao de limitaçoes dos equipamentos de medida. Apenas sabemos das chances de alguma coisa acontecer, temos uma probabilidade.

Muitas coisa estao sendo discutidas sobre este assunto, mas minha pergunta eh: O QUE A NATUREZA TEM A GANHAR COM ESTA ATITUDE? Será que ela ganha alguma coisa ao nao saber o que vai acontecer amanhã?

Um comentário:

  1. Teoria, e O QUE A NATUREZA TEM A GANHAR COM ESTA ATITUDE?
    A teoria de Gaia, em que o planeta é um "ser vivo", possa fazer refletir. Mas quando se ver um pouco de dialética na natureza, ver que, há uma lei em que tudo está relacionado, conhecida como a primeira lei, o lei da reciprocidade dialética, exemplo: você conhece falésia (olha no meu orkut, te uma foto lá)? são bloco ou "saco" de sedimentos que se encontram nas proximidades dos mares, esse sedimento vem de serras, passam por varios lugares através dos ventos e das águas (chuvas e rios) até chegar ao mar. Outra relação é as das águas como a chuvas que se as nuvens formam em grande parte com evop. do das águas do mar porém maior parte volta sempre ao mar, através dos rios e outros.
    Toda essa faladeira, sobre a "natureza digamos natural" é pra dizer que está tudo relacionado, você num pode saber o que suas ações vão produzir, mas sabe que algo irá ser produzido.
    A incerteza, pode nos limitar ou proteger de algo que só o futuro nós guarda por cada decisão tomada.
    Não entendo bem de física quântica, mas a idéia aproximação que ela iniciou não é apenas relatando algo concreto mas também abstrato, atrelada com a idéia de incerteza, vai além de um mundo mecânico e técnico, de ações palpáveis ou registrada, medidas, não é? Lembra a propaganda de um tal banco em que uma criança de a opção de escolher em zoar com a cara do garoto ou não, e ele sempre preferia, zoar, 20 anos depois o garoto que recebia zoação se torna do chefe do que gostava de tirar onda com a cara dele, e na propaganda o zoador exclama, eu não devia ter feito aquilo. Era uma incerteza ali, mas ele fez pois estava "incerto" do que iria acontecer futuramente.
    A incerteza é humana, tem o sentido apenas de restringir, a natureza ganha com esse sentido, pois, pense assim: "Eu não vou usar um carro, pois, haverá uma contribuição ao aquecimento global é o aquecimento provavelmente vai destruir o mundo". Esse "provável" é uma incerteza de certo modo "protegeu" a natureza, mas poder ocorre o oposto, mas se pode afirma, em minha opinião, por mais que se pense no futuro, sabe-se que só a incerteza.
    Tipo, hipotese de gaia, diz(resumindo)quem provoca sua destruição vai ser extinto.
    É uma hipotese não é certo!
    Bem, tópico interessante e confuso, acho que é isso, Vlw .....

    ResponderExcluir